Ter Uma Saúde de Ferro Começa Pela Boca

brocolisVocê já deve estar cansado de saber que a alimentação é fundamental para uma vida saudável.

O problema é que isso leva a diversos erros que são difundidos na mídia e nas conversas com amigos, no trabalho, no bar, etc.

Talvez seja até mais discutido que jogo de futebol hehe

Um exemplo claro para mostrar o que era considerado proibido hoje é um grande aliado para o corpo humano é o OVO.

Este alimento foi combatido porque diziam que o colesterol alto do ovo faria mal e poderia acometer o corpo com doenças cardíacas.
Pois bem, isso foi um grande mito difundido na década de 80 e até hoje alguns dizem que comem ovo sem a gema porque tem muito colesterol.

Pelo contrário, é justamente na gema que estão os principais e melhores nutrientes. Tanto é que hoje o ovo é considerado o segundo melhor alimento do mundo, só atrás do leite materno.

eggovos

Existem mais exemplos do absurdo que virou a indústria da alimentação. Muitas empresas criando produtos péssimos para saúde mas com um rótulo de saudável.

Esse é o caso das barras de cereais, tão difundidas como um excelente e saudável lanche.

Mas se você for analisar do que é feito o produto, vai encontrar muito açúcar, gordura vegetal e mais conservantes, corantes e todas essas substâncias químicas que a indústria de alimentos usa atualmente.

Para mim a alimentação responde por mais de 70% da sua saúde e outros 30% por praticar exercícios físicos, controlar o stress e não se contaminar com diversas toxinas que existem hoje.

Sempre indico para as pessoas estudarem mais, já que tem um monte de informação disponível hoje através da internet, sobre quais alimentos realmente fazem bem, baseados em estudos científicos.

Geralmente indico um ramo novo da medicina e a maioria me faz a mesma pergunta:

O que é nutrologia?

Conforme for ficando mais familiarizado com o que realmente funciona, você vai melhorando seus hábitos alimentares aos poucos e sentindo a diferença no corpo.

Tem um artigo que me serviu como inspiração e fonte de conhecimento, chamado guia da reeducação alimentar.

Lá mostra tudo o que você pode ou não fazer para melhorar sua alimentação.

Inclusive cita o modismo do glúten e lactose e diz porque realmente não faz bem consumir alimentos com essas substâncias durante toda a vida.

Falando do leite, por exemplo, nos países asiáticos ninguém consome leite ou derivados (laticínios) e lá não tem incidência de osteoporose ou doenças cardíacas.

Sim, está relacionado com o leite. Mesmo que você se pergunte se o cálcio do leite que deixe os ossos mais fortes.
A verdade é que não adianta nada, tomar sol é milhões de vezes mais eficaz para ter uma massa óssea saudável.

Sobre o glúten a mesma coisa, há centenas de estudos comprovando os malefícios. Basta ir atrás de excelente livros como Barriga de Trigo e analisar você mesmo se isso faz mal ou não.

Primeiro experimente e teste em você ficar sem comer certos alimentos e depois veja o que sentiu ou notou de diferente.

treinofisico

Como não é o foco falar sobre a importância das atividades físicas na sua vida, vou sugerir um treinamento físico ideal.

Com conhecimento nós podemos ir mais longe e não depender de outras pessoas ou médicos para dizer e nortear nossa vida.

Temos só um corpo, então cuide bem dele. Mais do que você cuida do seu carro, casa ou outro bem material.